900 802 104
C/ Isla Graciosa, 1
28703 - S.S. de los Reyes - Madrid
España
Tel.: +351935367555
Pessoa de contato: Nuno Rego
Melhores práticas da WashTec:
com a WashTec já sabíamos, por experiência própria, que funciona tudo bem
Um parque de lavagem self-service do futuro
Com 14 boxes de lavagem self-service e 16 postos de aspiração, o parque de lavagem self-service da EFA em Karlsruhe é um dos maiores do sul da Alemanha. Está em funcionamento desde 2020 e, apesar da pandemia de COVID-19, cresceu bastante.
É um sistema self-service superlativo, construído pela WashTec para a gasolineira EFA 14 boxes de lavagem e 16 postos de aspiração estão disponíveis para os clientes em 4500 metros quadrados na Wolfartsweierer Strasse 46 em Karlsruhe. "Estamos a oferecer um dos maiores e mais inovadores parques de lavagem self-service do sul da Alemanha", anuncia Rudi App, operador do posto de combustível EFA, eleito o posto de combustível do ano em 2018. A EFA foi fundada por Emil Fahrer em 1973, a partir de cujas iniciais se formou o nome da empresa. Hoje, a empresa é gerida pelo seu filho Wolfgang Fahrer e pela sua neta Sina Fahrer. A família Fahrer, sobretudo Wolfgang Fahrer, representa estratégias inovadoras e, se convencida, a sua implementação rápida.
A empresa criou o seu primeiro parque de lavagem EFA em Ettlingen no início de 2010. Agora, o novo sistema de Karlsruhe está a funcionar desde agosto de 2020. O extraordinariamente grande parque de lavagem self-service foi construído sob a gestão do projeto de Maike Fahrer, a irmã mais nova de Sina Fahrer. Também foi completamente responsável pelas relações públicas. Já em 2016, um posto de combustível EFA/bft foi colocado em operação em antigos terrenos da linha férrea, com o que era então o mais recente sistema de pórtico da WashTec, o Softcare² Pro XL. Nesta altura, surgiu a ideia de criar um sistema self-service no terreno espaçoso", conta Maike Fahrer.
"A ideia de Wolfgang Fahrer era construir um parque de lavagem de veículos totalmente coberto para que os clientes pudessem limpar os seus veículos num local seco", lembra Ralph Benz, que trabalha para a empresa como técnico de assistência desde 1993. O técnico de eletrónica de sistemas de energia é diretor técnico e técnico de assistência num só.
Como é que o parque de lavagem self-service encara o futuro? Segundo Rudi App, foi com base nesta pergunta que foi criada a maior lavagem self-service do sul da Alemanha. Rudi App gere tanto o posto de combustível como o parque de lavagem self-service. "Na altura, Emil Fahrer propôs-me um trabalho em part-time, que veio rapidamente a tornar-se o meu trabalho principal, que me diverte bastante." Até pelos grandes companheiros de equipa, o colega Ralph Benz, além de Maike e Sina Fahrer.
Ele também considera muito importante a colaboração intensiva com a WashTec no projeto. A análise do local foi realizada com o anterior diretor regional da WashTec, Achim Schneider. Hoje, o seu sucessor, Christian Schmid, cuida da empresa com carinho. Visto que não havia nenhum grande sistema de lavagem self-service nas proximidades, a localização estava predestinada para o projeto. "As decisões de investimento são sempre uma mistura da ferramenta útil da análise da localização e da confiança na própria empresa", diz Rudi App. "Analisámos dois locais", acrescenta o Diretor Técnico Ralph Benz, "na WashTec sabíamos por experiência que as coisas funcionavam bem." Então começou a fase de construção.
"Em julho de 2020 chegou a hora de começar o funcionamento experimental e, em agosto de 2020, comemorámos a inauguração", relata Rudi App. “Fizemos bastante publicidade ao arranque do sistema self-service.” Entre outros, havia um cartão de bónus limitado, que duplicava o crédito a cada carregamento. Por exemplo, num carregamento de 50 euros, os clientes tinham um crédito de 100 euros. "Para a inauguração, foi também gravado um filme que utilizámos para a publicidade nas redes sociais", menciona Maike Fahrer. "Também fizemos publicidade na rádio e em veículos de transporte."
Além disso, a empresa passou a oferecer o cartão de lavagem EFA para o local. Este foi publicitado no Facebook e em ecrãs no parque de lavagem e no posto de combustível vizinho. "O cliente é, assim, alertado para o bónus da lavagem self-service ao abastecer e pode comprar o cartão diretamente na loja", afirma Ralph Benz. Naturalmente, é possível o pagamento com cartão de débito e com dinheiro e estão disponíveis duas máquinas para troca de dinheiro. E quem quiser pagar as suas lavagens com cartão de crédito, pode fazê-lo no posto de combustível, o que torna o sistema self-service atrativo também para clientes comerciais.
O sistema está aberto todos os dias úteis, das sete às 21 horas. Os programas de lavagem incluem: pré-lavagem com espuma, lavagem a alta pressão com produto de limpeza intensivo, lavagem e brilho com escova de espuma, enxaguamento sem manchas com Osmose, sem manchas com efeito nacarado. Os 16 postos de aspiração, controlados por aspiração central, disponibilizam gratuitamente ar comprimido para a limpeza dos interiores. Os tapetes podem ser limpos comodamente nos aparelhos de limpeza de tapetes da WashTec. Um funcionário cuida diariamente da limpeza das instalações, está atento ao que se passa e também ajuda em caso de dúvidas. Quando se trata de detalhes técnicos, o técnico de assistência Ralph Benz pode ser contactado a qualquer altura.
Ralph Benz observou que a clientela inclui tanto clientes comerciais como jovens profissionais, que preferem lavar as suas queridas rodas aos sábados com balde e esponja. Mas os clientes mais velhos também usam o sistema, algo inseguros no início, mas aprendem rapidamente. "As informações escritas nos aparelhos explicam tudo muito bem. "Cada passo é explicado ao pormenor", relata Maike Fahrer. Segundo a estimativa de Rudi App, 60 % são clientes regulares e o seu objetivo é aumentar significativamente este número. "A nossa área de influência estende-se 30 a 40 km ao redor de Karlsruhe", diz Rudi App, e dadas as dimensões das instalações, também são atrativas para rulotes e autocaravanas. Estas podem fazer manobras facilmente, graças à altura de 2,90 metros.
"Os produtos químicos para o sistema de lavagem são fornecidos pela Auwa", informa Ralph Benz, "são adaptados ao sistema e os clientes estão muito satisfeitos com o resultado da lavagem. Além disso, o funcionário de serviço externo da Auwa passa por cá regularmente e verifica as configurações." No entanto, de acordo com Rudi App, não se pode impedir que alguns clientes tragam seus próprios produtos químicos. O diretor técnico também atribui a boa qualidade da lavagem ao facto de o sistema trabalhar com imensa pressão de água. Graças ao investimento em muito boa tecnologia, o consumo de água limpa é inferior ao esperado. 17 litros por minuto por um euro de uso na box de lavagem. O preço mínimo é de dois euros.
Ralph Benz confidencia os planos para o futuro: "Estamos a planear instalar um sistema fotovoltaico. Por isso, a cobertura é estática. Com a energia gerada, pretendemos operar o parque de lavagem e reduzir os custos da energia. Segundo a nossa previsão, queremos reduzir os custos de energia de 13 000 para 3000 euros. Se tivermos excedente, iremos usá-lo para operar o posto de combustível."