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Melhores práticas da WashTec:

Circuito de Hockenheim: Lavagem de supercarros

Para este SoftCare2 Juno XL a própria WashTec desenvolveu oito programas de lavagem especiais.

Sistema de lavagem para veículos superdesportivos

Lavagem rápida

No meio da lendária pista de corridas do circuito de Hockenheim, onde os carros de corrida fazem as suas voltas, um WashTec SoftCare2 Juno XL garante a limpeza dos nobres carros desportivos.

É sempre algo fora do normal. Quem pretender visitar este pórtico a WashTec no circuito de Hockenheim, tem de passar por dois pontos de controlo. Só então é possível conduzir livremente até ao sistema de lavagem, e os condutores não estão autorizados a transportar os seus próprios veículos para o sistema. Isto é feito pelos funcionários de Danny Kwiek, que gere o setor de tratamento e preparação de automóveis do circuito. O técnico de mecatrónica de veículos possui formação profissional em preparação profissional de veículos.

Em último caso, o circuito de Hockenheim não é uma pista qualquer. Já em 1932, a Mercedes-Benz usava um circuito triangular de 12 quilómetros em Hockenheim como pista de testes, antes de ser convertido em circuito permanente seis anos depois. A tradição do circuito abrange desportos de renome, como a Fórmula 1, DMT e o Sport Auto-Tuner GP. O Grande Prémio da Alemanha de 2019 também teve lugar em Hockenheim. Desde outubro de 2019, também existe no circuito de Hockenheim o Porsche Experience Center, construído pelo grupo emodrom, responsável pelo desenvolvimento estratégico do circuito de Hockenheim, com sede bem no coração do circuito. É o sétimo centro de experiência para clientes no mundo do fabricante de automóveis desportivos.

O Porsche Experience Center de Hockenheim permite, tal como em Leipzig, Le Mans, Silverstone, Atlanta, Los Angeles e Shangai, uma oferta abrangente. Nos Porsche Experience Center, os clientes e fãs do fabricante de automóveis desportivos de Estugarda podem sentir na pele a performance dos veículos e o fascínio da marca. Arquitetonicamente, o futuro centro de experiências traz a assinatura do Porsche Experience Center existente. A área de eventos de 4 500 metros quadrados apresenta salas de eventos e reuniões, a Porsche Selection Shop, o Porsche Classic Lounge, restaurante e café, oficinas e áreas de exposição de veículos. O Experience Center conta ainda com uma infraestrutura de recarga rápida e um percurso todo-o-terreno com cerca de 5200 metros quadrados.

A emodrom event + services gmbh, filial do emodrom group, ocupa-se da manutenção e cuidado profissional dos superdesportivos. Oferece serviços e produtos relacionados com a mobilidade moderna e, como prestador de serviços, é consultor e operador no circuito de Hockenheim. O portfólio da empresa inclui, também, passeios turísticos na pista do Grande Prémio, a possibilidade de adquirir licença de corridas oficial A e D, uma pista de Kart livre de emissões, treino de mobilidade para veículos ligeiros, pesados de mercadorias, motos e tratores e preparação de veículos. Desde julho de 2021 que a preparação de veículos inclui dois postos de lavagem self-service da WashTec para pré-lavagem e veículos todo-o-terreno e um WashTec SoftCare2 Juno XL com duas portas. A saída desagua diretamente no grande pavilhão de preparação de veículos.

Este pertence ao reino de Danny Kwiek, como nos informa Timo Seitz, Head of Operations PEC, gestor de pessoal e gestor de projetos na emodrom event + services gmbh. Danny Kwiek e os seus funcionários processam 50 a 60 veículos Porsche por dia no Porsche Experience Center, bem como os veículos desportivos de clientes particulares. Ao fim-de-semana, Seitz sabe que chegam a estar no circuito 200 veículos de corrida. Muitos destes são virados no sistema de lavagem. Questionado, Timo Seitz explica que é usado o termo "Flip" para um programa de lavagem especial, também chamado de programa spoiler. O spoiler de veículos como o Porsche 911 GT3 é tratado com cuidado especial durante a lavagem. O termo Flip foi adotado do Porsche Experience Center de Atlanta.

Os veículos superdesportivos da Lamborghini, Aston Martin, McLaren, Ferrari e Porsche requerem programas de lavagem individuais, o que é confirmado também por Kevin Daum, gestor regional de vendas de sistemas de pórtico da WashTec. "Para este SoftCare2 Juno XL, a própria WashTec criou oito programas de lavagem especiais." O programa Ouro está em primeiro lugar, seguido de Prata, Bronze, Expresso, o 5 e 6 também contêm cera, o programa 7 significa lavagem e secagem Porsche e o 8 é o programa spoiler já mencionado. A secagem demora oito a dez segundos mais do que no Juno convencional e os bocais de alta pressão também funcionam com pressão mais elevada. Desde a colocação em funcionamento no dia 1 de julho de 2021, foram realizadas 4000 lavagens, afirma Danny Kwiek, na maior parte entre as 15 e as 16 horas. No período das 8 às 15 horas, são apenas dois a três veículos.

Depois da lavagem, os veículos de corrida são conduzidos pelo pessoal diretamente para o pavilhão de preparação de veículos. Aí é realizado, com grande cuidado, o trabalho preciso e a limpeza dos interiores. Especialmente para o efeito, a WashTec instalou um sistema de aspiração central com seis postos de aspiração. As portas abrem-se só depois do tratamento e cuidado e as viaturas podem voltar a reunir-se na pista de corridas.



Texto / imagem: Hans Rongisch, tankstellenWelt